Realizando o trabalho de artes visuais de fazer a descrição das imagens de famílias fui comparando as famílias e pensando na realidade escolar que vivenciamos cada dia e fiquei fazendo alguns questionamentos como: levamos em conta a realidade do nosso aluno ou trabalhamos dentro de um padrão dominante de educação e em relação a esse padrão julgamos todas as crianças da mesma forma?
Acredito que crianças que vêm de ambientes muito pobres, que não tinham contato com a educação escolar aprendem muito, mas sempre as comparamos com as crianças do modelo dominante e injustamente classificamos essas crianças como fracassadas.
Também com esse trabalho aprendi que existe um ambiente rico em elementos visuais e em informações ao nosso redor, mas para retirar essas informações precisamos ver, interpretar e relacionar com o mundo em que vivemos.
Uma imagem pode valer mais do que palavras.
segunda-feira, 15 de outubro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá Lígia! Muito pertinente teus registros no blog. Os textos construídos trazem uma reflexão de assuntos importantes na nossa prática de educadores. Procure registrar toda as semanas teus aprendizados. Organizar com marcadores facilita a busca no blog, não é? Prossiga!! Bjos!
Postar um comentário