Assisti ao vídeo O Saber e o Sabor e uma das passagens que mais chamou minha atenção foi o exemplo do professor e escritor Rubem Alves quando fez a comparação do macarrão e disse \ “só vai sobrar aquilo que está integrado com a vida\". Quanta coisa fazemos em sala de aula que está integrada com a vida?
Como disseram outros professores, o importante é o desafio, fazer pensar.Desafiar nossos alunos para que tenham vontade de buscar a solução e assim o trabalho será significativo, estarão construindo conhecimento.
Muitas vezes nossos alunos querem relatar fatos, fazer perguntas e começamos a ouvir, mas o tempo está passando e temos outros trabalhos a fazer deixando essas perguntas para depois.Talvez com essa atitude não estejamos ganhando tempo e sim perdendo. Será que através da pergunta de uma criança, ao invés de dar a resposta não podemos lançar um desafio? Ainda nas palavras do professor Rubem Alves \ “Educar não é ensinar respostas, educar é ensinar a pensar. \”.
A aprendizagem acontece através da interação com o outro, fazendo trocas, discutindo hipóteses, desenvolvendo a capacidade de saber ouvir, refletir, questionar e argumentar.
Um comentário:
Lígia, então, para que haja interação é preciso lidar com a gestão do tempo? E como trabalhar os conteúdos de forma interdisciplinar? Você acha que isso resolveria o "dar conta dos conteúdos"?
Boa reflexão!
Postar um comentário