Hoje entendo melhor que tempo e espaço são conceitos e não apenas a divisão/duração dos horários, dos períodos letivos, das disciplinas ou distribuição das salas como normalmente se pensa quando falamos em tempo e espaço.
O espaço da escola é um espaço dividido, com lugares predestinados que não se misturam. O tempo da escola é um tempo com momentos destinados as atividades que também não se misturam. Cada um faz a sua parte, dentro da sua sala e a escola acaba trabalhando de forma individual e muito pouco coletiva.
Nós, como educadores em formação, refletindo, estudando e aprendendo precisamos levar esses questionamentos para a escola e fazer com que nossos colegas, assim como nós, “despertem” para a compreensão de que de forma coletiva é que atingiremos o objetivo da educação: formar pessoas questionadoras, críticas e agentes da transformação social.
O estudo dos grupos sociais também foi importante, pois proporcionar a integração da criança em grupos sociais diversos, complementares da família, tendo em vista o desenvolvimento da sociabilidade passa a ser um objetivo de minhas aulas.
E o planejamento aberto, de acordo com a realidade do aluno, com seus conhecimentos também foi um aspecto importante para minha aprendizagem.
Sendo assim espero ajudar meus alunos a entenderem que Estudos Sociais não é um estudo do passado, mas que é um processo em permanente construção e cada um é um sujeito que faz parte dessa história.
Nenhum comentário:
Postar um comentário