Assisti um DVD da TV Escola- Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação sobre a Pluralidade Cultural que falava sobre os Povos indígenas e fiquei impressionada ao ouvir pessoas de várias regiões do país definirem o índio como sendo humano, mas quase um animal, como um selvagem, como um povo em extinção, preguiçoso ou como pessoas que andam seminus, pintados,com cocar na cabeça e argolas no nariz.
As pessoas têm apenas aquela informação passada na escola e nos livros didáticos do índio na época do descobrimento do Brasil, que foi escravizado pelos europeus, sem na verdade conhecer a cultura desses povos e aquilo que não é conhecido, não é respeitado. Por isso existe tanta discriminação com os povos indígenas, tratados como pessoas inferiores aos brancos.
A contradição entre índio e povos indígenas aconteceu porque os europeus pensaram ter chegado às Índias, quando chegaram ao Brasil, e assim os habitantes dessa Terra foram chamados de índios enquanto os povos indígenas são grupos heterogêneos, pois a linguagem, os costumes, as crenças, as formas de organização social, política, familiar variam muito de um grupo para outro.Por isso não é possível generalizar essas características para todos os grupos indígenas, já que cada grupo possui a sua identidade étnica de acordo com a sua cultura.
Quando os povos indígenas foram aprisionados pelos colonizadores europeus foram obrigados a falar o português, eram castigados pelos jesuítas de fossem pegos falando a língua indígena. Alguns índios passaram a acreditar que falar o português tornava a pessoa superior ou mais importante e foram perdendo sua identidade,substituindo suas crenças pelas crenças dos homens brancos, tornando-se, assim pessoas exploradas e marginalizadas pela sociedade, enquanto outros continuaram , mesmo reprimidos, praticando sua língua, pois para eles a língua é um dos fatores que preserva sua identidade, sua cultura.
Os índios voltaram a organizar-se em grupos, recuperaram sua auto-estima e estão lutando por seus direitos, reconstruindo sua identidade cultural (no DVD, assisti crianças índias sendo alfabetizadas em português e também da língua indígena, preservando sua cultura), apesar de ainda haver muita discriminação por esse povo.
Finalmente para desfazer os preconceitos sobre os povos indígenas, acredito que a melhor forma é conhecer de fato a cultura desses povos e valorizar a identidade étnica de cada grupo indígena, compreender seu modo e organização de vida e conviver pacificamente, respeitando seus direitos e principalmente nós, educadores, termos essa visão e possibilitar aos nossos alunos essa realidade que não aparece nos livros didáticos.
De acordo com Azilene Inácio, índia do RS “o povo indígena teve um avanço de conquistas muito teórico como na Constituição de 88 que garante a expressão cultural indígena e o respeito às diferenças, mas na prática não evoluiu.”
sábado, 6 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário