Ontem, pela primeira vez estive em uma aula da EJA. Fui fazer uma observação e conhecer um pouco dessa realidade na prática.
Observei uma turma de 6ª série, com idades variadas, diferentes origens, costumes e crenças e muitos afastados da sala de aula há muito tempo.
Havia uma grande interação entre o professor e os alunos e entre eles mesmos. Cada aluno é rico em experiências e compartilha as mesmas na sala de aula, havendo uma integração entre a realidade vivenciada por ele e o tema estudado.
Percebi que são pessoas interessadas em aprender e que o professor aproveitou os conhecimentos e curiosidades dos alunos. Através de questionamentos e uso do senso comum,ou seja, uma metodologia baseada no diálogo, tornou a aula prazerosa, todos estavam envolvidos e demonstrando interesse pelo tema estudado. Dessa forma é possível resgatar a auto-estima e tornar a aprendizagem significativa e útil na vida desse aluno, que ali está em busca de uma qualificação, não só em relação ao trabalho, mas uma qualificação de vida.
sábado, 19 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Pois é, Lígia.. e o quanto essa realidade cheia de diversidade pode ser rica na troca de experiências, não é mesmo? Abraço, Anice.
Postar um comentário