Não poderia deixar de registrar aqui meu primeiro dia com os alunos em uma sala de informática. Foi uma experiência interessante, pois tivemos muitos sentimentos nesse momento. As crianças, de alegria, euforia e ansiedade em ligar o computador e começar logo a "estudar". Eu, de satisfação, alegria,ansiedade e medo também,não deixei as crianças ligarem os computadores hoje, apenas mostrei a sala, expliquei o funcionamento do computador e aprendi também, já que alguns têm um grande conhecimento e contato com o computador. Brincamos de digitar os nossos nomes, o nome da escola, dos nossos brinquedos preferidos, das nossas comidas preferidas. Como eles queriam muito ver o computador ligado, resolvi ligar apenas um e entrei no google, pequisamos sobre jogos e jogamos um jogo da memória. Foi uma euforia geral, mas acredito que esse momento foi muito mais marcante na minha vida profissional do que para as crianças, pois para muitas o computador já é parte de suas realidades e para o meu trabalho pedagógico foi a primeira experiência.
Sei que a utilização da tecnologia abre a sala de aula para o mundo,pois possibilita o desenvolvimento das potencialidade dos alunos, seus diferentes tipos de habilidades e atitudes, mas também é importante lembrar que não devo apenas utilizar recursos tecnológicos, mas utilizá-los com objetivos e finalidades que serão significativas para atender as necessidades dos alunos.
Enfim, preciso aprender muito sobre o que fazer, como fazer, qual é a melhor maneira de trabalhar, de expor os resultados e acreito que, através da experimentação é que descobrirei tudo isso. Amanhã voltaremos lá para continuar nossas descobertas, espero estar mais segura, mas estou muito satisfeita em ter essa oportunidade de aprender e ensinar de forma lúdica e prazerosa.
segunda-feira, 12 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá, Ligia!
Que legal compartilhar conosco tua primeira experiência.
Nas próximas postagens queremos saber o que chamou tua atenção; quais foram as ideias; se saiu algo fora do planejado; como contornaste determinadas situações, enfim, queremos ler reflexões em relação a tua prática, certo?
Grande abraço, Anice.
Postar um comentário