sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Eixo 9 x TCC

No eixo 9 a proposta foi à construção do Trabalho de Conclusão de Curso. Esse foi o trabalho mais difícil de ser elaborado, pois não tivemos uma Interdisciplina que nos preparasse para essa construção, além de termos pouco tempo para pesquisar e desenvolver todo o trabalho. Porém, ao mesmo tempo, foi muito gratificante escrever sobre um tema em que sempre acreditei, desenvolver uma pesquisa de campo, ler e refletir sobre as teorias a esse respeito e confirmar que a escola deve voltar-se para a qualidade das suas relações, valorizando o desenvolvimento afetivo e social e não apenas o cognitivo, como elementos fundamentais no desenvolvimento da criança e do jovem. As relações de mediação feitas pelo professor devem ser sempre baseadas por sentimentos de respeito, aceitação e valorização do aluno, pois esses sentimentos marcam a relação do aluno com o objeto de conhecimento e elevam sua auto-estima , fortalecendo a confiança em suas capacidades.
De acordo com Rodrigues a aprendizagem escolar depende, basicamente, dos motivos intrínsecos: uma criança aprende melhor e mais depressa quando se sente querida, está segura de si e é tratada como um ser singular (...). Se a tarefa escolar atender aos seus impulsos para a exploração e a descoberta, se o tédio e a monotonias forem banidos da escola, se o professor, além de falar, souber ouvir e se propiciar experiências diversas, a aprendizagem infantil será melhor, mais rápida e mais persistente. Os motivos da criança para aprender são os mesmos motivos que ela tem para viver. Eles não se dissociam de suas características físicas, motoras, afetivas e psicológicas do desenvolvimento (RODRIGUES, 1976, p.174).

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