sábado, 5 de abril de 2008

Matemática no dia-a-dia


Essa semana aprendi junto com meus alunos trabalhando com gráficos. Foi uma atividade muito estimulante e que envolveu a todos.Confesso que não trabalhava com a construção e a interpretação de gráficos e fiquei motivada com as descobertas que as crianças fazem quando estimuladas a pensar e resolver problemas e não simplesmente armar e efetuar ou resolver as operações.
Também li o texto de Daniela Stevanin Hoffmann que confirma a necessidade de trabalharmos a matemática com a manipulação de variados recursos que coloquem o aluno em interação com diversos conceitos matemáticos. Segundo Piaget " o conhecimento ocorre a partir da ação do sujeito e não a partir de cópias mentais da realidade."Já trabalho com material concreto, mas acho que falta usar a matemática de forma mais contextualizada. Que as crianças possam utilizar em seu cotidiano as relações lógicas que constroem nas experiências vivenciadas na escola, que tenham a oportunidade de manipular objetos, testando através de hipóteses e criando conceitos.
Precisamos mudar a idéia da matemática como reprodução de procedimentos, memorização de regras e acúmulo de informações para a idéia da matemática como ação e perceber que os conhecimentos matemáticos estão presentes no dia-a-dia dos nossos alunos como, por exemplo, guardar os materiais nas caixas certas.

Um comentário:

Tutora Daisy disse...

Oi, Lígia! Muito legal ler essa sua reflexão e ver você já fazendo relações com as idéias dos autores. Isso que você colocou é o que se discute muito na Universidade na formação de professores. É preciso mudar a perspectiva sobre a aprendizagem da matemática, pois ela está na vida, no cotidiano das crianças. Dependendo de como o professor trabalha essa área do conhecimento, as crianças passarão a entendê-la melhor e fazer essas relações com o que está fora da escola, compreendendo melhor o seu mundo. Isso aí!
Abraço