sexta-feira, 18 de abril de 2008

Revendo a prática

Essa semana pensei muito sobre as operações fundamentais e após as leituras feitas na interdisciplina e relacionando com a prática, fiquei com um grande ponto de interrogação: Por que trabalhamos conceitos isolados, um após o outro e pela ordem soma, subtração, multiplicação e por último a divisão? Por que utilizamos tão pouco o cálculo mental?
Acredito que fomos preparados dessa forma e esperamos a produção de respostas certas, através do cálculo escrito e exato, não incentivando o cálculo mental.
Fiz essa semana atividades sugeridas pela professora e tutoras e confirmei que as crianças já utilizam em seu dia-a-dia as operações de forma espontânea e natural. Então por que esperamos para trabalhar a divisão somente no final da 2ª série?
Acredito que seria importante dedicar, todos os dias, um tempo para essa manipulação com material concreto e desafios que façam a criança pensar. Mas ainda tenho dúvidas sobre o registro desses momentos. Será que devemos fazer todos os registros dessas atividades no caderno?

Um comentário:

Tutora Daisy disse...

Lígia,
o que será feito na semana, faz parte do planejamento e deve ser registrado para poder ser resgatado mais tarde.
O interessante é registrar coisas como os comentários das crianças, as hipóteses que eles criaram, situações inusitadas, positivas e negativas, novas idéias - suas e dos alunos - que surgem a partir das atividades.

Um livro muito interesante sobre essa questão da matemática e do cálculo, que, de repente, o pessoal da matemática já indicou, mas vale lembrar:
-Na Vida Dez, na Escola Zero de TEREZINHA CARRAHER e DAVID CARRAHER. Muito bom!