domingo, 15 de junho de 2008

Fazer Perguntas.

Muito do que temos estudado nesse curso nos faz pensar nas situações reais da sala de aula e repensar a questão da educação como meio de fazer as crianças pensarem por si mesmas, tornarem-se independentes e críticas ou como transmissão de conteúdos e memorização de fatos, fórmulas ou regras sem a devida compreensão.
A mudança é difícil, há resistências, mas felizmente também há educadores trabalhando para que essa mudança aconteça. E através dessas pessoas, de suas idéias e ações é que está sendo construída uma rede de aprendizagens que vai se expandindo cada vez mais, vai despertando novas pessoas a refletirem sobre suas práticas, procurando entender a importância de conhecer a realidade do aluno e seus conhecimentos para trabalhar de forma a tornar a educação um meio de transformação social.
De acordo com o texto Fazer Perguntas, as crianças precisam de modelos com os quais possam se identificar, de exemplos de ações coerentes com suas idéias. Sendo assim, nós como educadores devemos nos perguntar: \"Estou sendo para as crianças um modelo de pessoa que questiona constantemente, que sempre está buscando respostas mais apropriadas, que está mais interessada no diálogo e na descoberta do que na memorização dos fatos?\" Como encaminho as perguntas que as crianças fazem? Utilizo essas perguntas como pontp de partida para algum planejamento ou pesquisa ou dou respostas prontas e encerro o assunto?

Um comentário:

Tutora Daisy disse...

Ótimos questionamentos! As respostas não são imediatas, mas vão trazer reflexões bem interessantes. Na verdade, são questionamentos permanentes na vida docente, visto que são o que possibilita a reflexão e a avaliação da sua prática. Continue dividindo aqui esses questionamentos e as reflexões que demandarem deles.
Abraços