sábado, 1 de novembro de 2008

GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA

Projeto Político Pedagógico (PPP)
*É um meio de conquistar e fortalecer a autonomia da escola.
* É condição indispensável para guiar as práticas educativas.
*Deve ser organizado e embasado por teorias e concepções de conhecimento.
*Um desafio e uma oportunidade de refletir a prática da escola na tentativa de mudanças para novas práticas pedagógicas contextualizadas com a realidade escolar.
*É um processo aberto às mudanças necessárias durante sua concretização.
*Busca encontrar possibilidades de intervenção nos problemas encontrados pela comunidade escolar.
* Exige o envolvimento e ações articuladas de todos os segmentos escolares.

Regimento Escolar
*Dá sustentação legal aos princípios do PPP.
* Normatiza e rege as leis da escola, permitindo novos ajustes ao currículo.
* Diz respeito à operacionalização do PPP, como a escola pretende organizar as ações previstas no PPP.
* Deve ser construído com a participação de todos os segmentos escolares.

O PPP e o RE devem estar em sintonia e serem, constantemente, reavaliados e ajustados, para que a ação educativa aconteça de fato.De acordo com o texto Regimento Escolar e Projeto Político Pedagógico: espaços para a construção de uma escola pública democrática de Maria Beatriz Gomes e Mariângela Bairros “... Para isso, é indispensável perceber a relação entre os desejos e as regras institucionais como um processo que agrega valor simbólico às decisões institucionais, colocando-as, portanto, acima do cumprimento de exigências burocráticas”.
Enfim, para uma real gestão escolar democrática é necessária à construção do PPP e do RE, com a intenção de ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola, de forma sistematizada, coletiva e participativa.
De acordo com o texto Educação Escolar - Projeto Pedagógico de Ilza Rodrigues Jardim “Acredito que homens e mulheres que trabalham em educação precisam ocupar este espaço, o de construir um projeto pedagógico. Precisa-se ser uma voz que necessita de outras vozes; precisa-se aprender a lidar com o diverso, com o jeito de falar do outro, de seu pensar; precisa-se deixar de tolerar e aceitar; precisa-se aprender a lidar com as diferenças culturais que se fazem presentes no espaço de educar e ensinar”.

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