domingo, 26 de outubro de 2008

Mensagens Subliminares

Estamos realizando um trabalho em grupo na interdisciplina de Psicologia da vida adulta, o tema escolhido pelo meu grupo foi mensagens subliminares.

Encontramos muitos tipos de Propaganda Subliminar

Na rua, por onde transitamos: Quando estamos caminhando ou dirigindo por uma rua, avenida, estrada, nossa audição e visão captam milhões de informações, conscientes e inconscientes, que poderão ser recordados horas ou dias depois (conscientes) e que não conseguimos lembrar (inconscientes), pois bem, no segundo caso, se passamos por um outdoor estrategicamente planejado com mensagem subliminar, pelo anunciante, enquanto nossa visão consciente fixa no nome do anunciante, a imagem de fundo passa desapercebida, ficando o nome gravado no nosso consciente e a imagem de fundo no inconsciente – e essa imagem inconsciente ficará como uma Mensagem Subliminar na nossa mente, influenciando futuramente na sua tomada de decisão.

Empresas estão investindo pesado em merchandising de outdoor, seqüencialmente em grandes avenidas (a exemplo de São Paulo), com lindos visuais e iluminados, chamando a atenção do motorista e seus acompanhantes, conforme vamos deixando um outdoor para trás, outro vai surgindo; com a rapidez do carro, a pessoa sempre vai observando as figuras ilustrativas; a mensagem escrita, normalmente curta e objetiva, vai direto para mente inconsciente – na hora da opção de escolha, na aquisição do produto, o poder do merchandising falará mais alto, é a "senha" para escolha, implantado na mente.

Nos estabelecimentos comerciais: Quantas vezes você sentou-se à mesa de um restaurante, o garçom veio e lhe perguntou: "o que vai beber?" – (numa parede do restaurante, em ponto estratégico, estava um cartaz com a propaganda de uma determinada bebida) – você não observou conscientemente o cartaz – mas com certeza ele influenciará na sua tomada de decisão naquele momento.

Nos veículos de comunicação: O Subliminar tem seu potencial melhor aproveitado quando inserido dentro da programação normal do que nos intervalos comerciais, burlando assim, os mecanismos de defesa do consumidor.

Exemplo clássico de mensagem subliminar está no filme Blade Runner, de 1982, onde a Coca-Cola usa o filme, como merchandising.

O Merchandising, como é conhecida esta técnica subliminar, tem sido constantemente usada por grandes empresas, para induzir o público consumidor, ressaltando que nós, Seres Humanos somos psicosomatizadores.

No filme Blade Runner, todo o quadro é preenchido por uma poluição visual urbana com dezenas de anúncios, nunca focalizados plenamente graças ao timing rápido das mudanças de enquadramento, movimento ágil da câmera focando os atores em ação e a edição com rápidos e freqüentes cortes nervosos que estonteiam, como um vídeo clipe.

Os cenários com fundos subliminares são imperceptíveis graças à edição veloz. Não a tempo de efetuar uma varredura ocular pela tela. Assim, o espectador focaliza os atores e deixa-se envolver pela trama da narrativa, enquanto sua visão periférica recebe subliminarmente as dúzias de anúncios que pagaram o filme.

O Merchandising pode ser definido como toda a inserção comercial em shows, novelas, filmes e eventos, porém não é um comercial direto do produto.

Quem não se lembra de já ter visto em alguma novela um personagem bebendo aquela cerveja cujo rótulo e marca aparecem claramente na imagem ou então em uma partida de futebol você notar a existência de várias placas colocadas ao longo do campo exibindo marcas ou nomes de produtos, enquanto sua atenção está nas jogadas, sua mente inconsciente vai captando as propagandas do campo, inclusive aquelas inseridas pela emissora, durante a transmissão dos jogos.

Inserido em histórias como filmes ou novelas, quanto mais aparece o produto, melhor é o resultado do merchandising. Basta que se perceba a sua presença.

Nenhum comentário: