terça-feira, 30 de março de 2010

Arquiteturas pedagógicas

Essa semana estive conversando com algumas colegas sobre meu estágio e falei sobre arquiteturas pedagógicas. Foi um espanto esse termo, todas perguntaram o que era uma arquitetura pedagógica. Confesso que não senti muita segurança em dar essa resposta, pois tudo que é novo gera insegurança e dúvidas, mas tenho certeza que não há uma receita pronta para ser aplicada na prática, o que há são descobertas e aprendizagens que acontecem durante o processo, através da interação entre professor-aluno e do objeto de aprendizagem.
Então, em casa, voltei à teoria estudada e fiz outras pesquisas para refletir sobre essa questão.
No texto Arquiteturas pedagógicas para educação a distância de Marie Jane Soares Carvalho, Rosane Aragon de Nevado e Crediné Silva de Menezes destaquei que " As arquiteturas pedagógicas são, antes de tudo, estruturas de aprendizagem realizadas a partir da confluência de diferentes componentes: abordagem pedagógica, software educacional, internet, inteligência artificial, Educação a Distância, concepção de tempo e espaço. O caráter dessas arquiteturas pedagógicas é pensar a aprendizagem como um trabalho artesanal, construido na vivência de experiências e na demenda de ação, interação e meta-reflexão do sujeito sobre os fatos, os objetos e o meio ambiente socioecológico( Kerckhove,2003). Seus pressupostos curriculares compreendem pedagogias abertas, capazes de acolher didáticas flexíveis, maleáveis, adaptáveis a diferentes enfoques temáticos."
Dessa forma, acredito que o objetivo maior de uma arquitetura pedagógica seria um rompimento com o ensino tradicional, onde o aluno é sujeito passivo e o professor transmissor de informações para um ensino inovador, onde o aluno é sujeito ativo na construção do conhecimento e o professor é mediador desse processo, trazendo sempre desafios que permitam aos alunos discutirem, trocarem idéias e encontrarem soluções. Um ensino baseado na interação e na cooperação. Uma arquitetura pedagógica necessita, para desenvolver seus objetivos, de um suporte tecnológico, onde será possível promover esse conhecimento e essa interação, também, através da tecnologia com o uso de computadores e de todas as ferramentas oferecidas por ele, formando uma rede de aprendizagens e de relações.
Professores, Anice e colegas, ainda tenho muitas dúvidas sobre como será aplicar tudo isso na prática. Será que estou entendendo corretamente o que são arquiteturas pedagógicas?

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Ligia:

A postagem permite percebermos a tua compreensão em relação ao tema.

A prática da AP é o que parece ser teu receio e este sentimento é natural, uma vez que se trata de algo novo.

O processo e a seleção do tema para uma AP ocorre na hora, é momentâneo. Partirá do questionamento e interesse por parte da turma.

Terás um bom respaldo nesta fase, muitas dúvidas serão supridas conforme a demanda e isto permitirá que sigas inovando fora do período de estágio, inclusive.

Grande abraço, Anice.