quinta-feira, 25 de março de 2010

ESTÁGIO - 2010

Nossa! Como o tempo passou rápido!
Parece que foi ontem que começamos e já estamos chegando na reta final, após 3 anos e meio de muita força de vontade, confiança, estudos e principalmente das grandes amizades que fizemos.
Lembro do inicio do curso, quando precisamos criar um blog, abrir um e-mail, fazer pesquisas e utilizar os recursos oferecidos pela tecnologia. Isso tudo era motivo de pânico para a maioria da turma, inclusive para mim. Meus filhos diziam " Mãe, aprende a digitar com as duas mãos", enquanto eu ficava clicando, com apenas um dedo, em letra por letra. Hoje eles dizem "Nem parece aquela que digitava letra por letra."
Como evoluimos, como aprendemos e não foi só em relação à tecnologia, pois apesar de tudo o que aprendemos ainda temos muito o que aprender.Aprendemos a estudar e construir nossos conhecimentos de forma coletiva através das trocas, aprendemos a repensar nossas idéias trocando experiências entre nós e entendendo as coisas através de outros pontos de vista. Aprendemos a estudar de uma forma flexível, onde os professores e tutores não tiveram o papel de apenas transmitir conteúdos, mas de trazerem desafios que nos fizessem refletir.
Através de nossa prática profissional foi mais fácil fazer as relações entre teoria e prática e compreender que a teoria não é apenas um conjunto de conceitos que não servem para nada, como muitos dizem, mas que ela está presente em nosso dia-a-dia e nós não nos damos conta disso.
Enfim tivemos a oportunidade de refletir sobre nossa prática e agora, através do estágio, vamos demonstrar o que mudamos e como entendemos a educação hoje.
Hoje entendo que a aprendizagem não ocorre ao mesmo tempo para todos os alunos, que cada um possui seu próprio tempo, que é possível sim, trabalhar a multiplicação e a divisão desde a 1ª série, que a criança aprende muito mais através do lúdico, que a experiência precisa acontecer antes da teoria, que é possível planejar de acordo com o estágio de desenvolvimento de aprendizagem de cada criança, que não existe receita pronta, nós iremos descobrindo e aprendendo junto com os alunos. Essas são algumas, estre tantas coisas que esse curso me possibilitou entender de outra forma. Espero demonstrar isso durante a realização do estágio.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Ligia:

Tua postagem está muito esclarecedora. Consegues refletir sobre o teu processo de mudança de forma minuciosa.

Grande abraço, Anice.