sábado, 17 de maio de 2008

Caça ao tesouro

Aproveitando a realização da atividade de Estudos Sociais onde fizemos um pequeno percurso pelo pátio da escola, observando e logo após representando esse caminho através de desenhos e da leitura da atividade realizada pela professora Tatiana, realizei com minha turma a atividade de caça ao tesouro, com o objetivo de montar um itinerário e aprender a situar-se e deslocar-se no espaço.

Primeiro passo:

Pedi que desenhassem no quadro o caminho da sua casa até a escola. Depois explicaram esse caminho usando termos como dobro aqui, viro ali, vou reto, subo a lomba, passo pelo mercado... Perguntei se aqueles caminhos poderiam ser chamados de mapas. Conversei sobre mapas, para que servem, observamos o globo terrestre e percebi que realmente as crianças já possuiam muitos conhecimentos sobre o assunto, pois disseram que mapas servem para a gente não de perder, um aluno disse que já brincava de caça ao tesouro em casa e fazia mapas.

Segundo passo:

Expliquei como seria a brincadeira de caça ao tesouro.Cada grupo escolheu um objeto para ser o tesouro, saiu da sala e escondeu pelo pátio.

Terceiro passo:

Voltaram para sala com a missão de desenhar o mapa do tesouro para que os colegas do outro grupo , através das referências encontrasse o tesouro.

Quarto passo:

Saíram a caça do tesouro e não tiveram grandes dificuldades para encontrar, pois combinamos que deveriam marcar com um x o tesouro no mapa. Um grupo demorou mais para encontrar.

Voltamos para sala e discutimos a atividade, fizemos algumas reflexões e descobrimos que um grupo demorou mais pois as referências não estavam claras.Pediram para repetir a atividade e dessa vez fizeram os mapas observando melhor os pontos de referência.

Essa atividade foi um grande sucesso, gerou uma empolgação tão grande que as crianças corriam para dscobrir o tesouro. Todos participaram ativamente. Pediram para fazer outras vezes.

No dia seguinte eu escondi o "tesouro" na sala da supervisão da escola e dei o mesmo mapa para todos os grupos.

Novamente a mesma empolgação e alegria. Um grupo não demorou muito a encontrar o tesouro, subiram a escada e contaram as portas das salas do andar de cima. Pelo mapa descobriram que estava na 5ª sala e logo chegaram ao tesouro, que foi dividido com os outros grupos.

Após a atividade fiz alguns questionamentos orais:

*O que fica entre a sala onde estava o tesouro e a nossa sala?

*O tesouro estava antes ou depois do refeitório?

*O tesouro estava no andar de cima ou debaixo?

*O que vemos antes da pracinha?

*No caminho passamos pelos banheiros, eles ficam antes ou depois da nossa sala?

*O que tem entre a nossa sala e o banheiro?

*O tesouro estava mais perto da nossa sala ou do refeitório?

*O tesouro estava mais longe da nossa sala ou do refeitório?

Essa atividade desenvolve o pensamento e ajuda a criança a compreender e representar o mundo em que vive, além de aprender a situar-se e deslocar-se no espaço.


Um comentário:

Tutora Daisy disse...

Genial! Bela atividade!