sexta-feira, 23 de maio de 2008

O Saber e o Sabor

Assisti ao vídeo O Saber e o Sabor e uma das passagens que mais chamou minha atenção foi o exemplo do professor e escritor Rubem Alves quando fez a comparação do macarrão e disse \ “só vai sobrar aquilo que está integrado com a vida\". Quanta coisa fazemos em sala de aula que está integrada com a vida?
Como disseram outros professores, o importante é o desafio, fazer pensar.Desafiar nossos alunos para que tenham vontade de buscar a solução e assim o trabalho será significativo, estarão construindo conhecimento.
Muitas vezes nossos alunos querem relatar fatos, fazer perguntas e começamos a ouvir, mas o tempo está passando e temos outros trabalhos a fazer deixando essas perguntas para depois.Talvez com essa atitude não estejamos ganhando tempo e sim perdendo. Será que através da pergunta de uma criança, ao invés de dar a resposta não podemos lançar um desafio? Ainda nas palavras do professor Rubem Alves \ “Educar não é ensinar respostas, educar é ensinar a pensar. \”.

O professor precisa interagir com seus alunos, isso também foi dito no vídeo pelo professor Ubiratan D\'Ambrósio. Infelizmente, em nossa realidade ainda vemos professores que apenas transmitem conteúdos, sem lançar desafios, sem fazer o aluno pensar, sem ouvir o aluno e sem conhecer sua realidade, para eles o importante é reproduzir o conteúdo ensinado.
A aprendizagem acontece através da interação com o outro, fazendo trocas, discutindo hipóteses, desenvolvendo a capacidade de saber ouvir, refletir, questionar e argumentar.

Um comentário:

Tutora Daisy disse...

Lígia, então, para que haja interação é preciso lidar com a gestão do tempo? E como trabalhar os conteúdos de forma interdisciplinar? Você acha que isso resolveria o "dar conta dos conteúdos"?
Boa reflexão!