sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Projeto de Aprendizagem

Na disciplina de Seminário Integrador V estamos trabalhando com Projeto de Aprendizagem. Na aula presencial aprendi que há uma diferença entre Projeto de Ensino e Projeto de Aprendizagem, o que julgava ter o mesmo sentido.

Através de pesquisas estou descobrindo que enquanto no Projeto de Ensino tudo é centrado no professor, segue uma seqüência de conteúdos, é como uma transmissão de conteúdos onde o aluno é apenas receptivo e repete o que foi transmitido, no Projeto de Aprendizagem o aluno é sujeito ativo, pois o projeto é baseado em suas curiosidades, é um trabalho colaborativo que envolve o professor e os alunos, o aluno é desafiado a questionar, expor suas dúvidas, pesquisar, buscar informações, fazer relações entre essas informações, interagir com os colegas e assim construir conhecimentos.

Projeto de Ensino

Projeto de Aprendizagem

Conteúdo descontextualizado, que não leva em conta os conhecimentos que os alunos já têm.

É estático.

Trabalha de forma individual.

Não desenvolve o pensamento, a busca por resoluções para resolver problemas.Basta procurar a resposta, que está pronta.

Não desenvolve a criatividade.

Os conteúdos são contextualizados com a realidade dos alunos, com seus conhecimentos, suas curiosidades.

É dinâmico.

Trabalha de forma cooperativa.

Os alunos são desafiados a pensar e buscar soluções para os problemas surgidos.

Desenvolve a criatividade.

Construção de conhecimento.

No trabalho que estamos realizando, poderíamos ter recebido temas já definidos e trabalhar sobre eles, mas ao contrário, esses temas partiram de nossas curiosidades, nossas inquietações e foram muitas, como vimos nas perguntas surgidas.

Acredito que aprenderemos muito durante esse processo de construção do Projeto de Aprendizagem.

Um comentário:

Tutora Daisy disse...

Muito bem!
O projeto de aprendizagem baseia-se na perspectiva interacionista e na pedagogia da pergunta. É questionando, pesquisando, interagindo, descobrindo, que se aprende. Fala-se em aprendizagem significativa, mas se a aprendizagem não for significativa, houve aprendizagem?
O que você acha?