sábado, 18 de outubro de 2008

Projeto Político Pedagógico

Projeto Político Pedagógico é um documento que traça os rumos da prática pedagógica na escola, que prevê ações que incluem a organização curricular e a avaliação. Deve ser construído com a participação dos diferentes segmentos e levando em conta a realidade da comunidade onde a escola está inserida.
Durante a realização desse trabalho, analisando o PPP e o Regimento da escola Nossa Senhora Aparecida e lendo o texto Organização Curricular da Escola e Avaliação da Aprendizagem de Maria Beatriz Gomes da Silva, refleti sobre o que realmente acontece no nosso dia-a-dia e acredito que temos muitas coisas importantes escritas que, infelizmente, não acontecem na prática. Por exemplo “a escola se propõe a romper com a fragmentação do conhecimento através de um planejamento coletivo...” Está escrito no PPP, mas na prática ainda há muita fragmentação e trabalho individualizado dos professores.
As mudanças estão começando a acontecer, mas de forma muito lenta, pois a resistência é muito grande e a participação efetiva muito pequena.
Acredito que o Currículo precisa de mais flexibilidade, o que já existe, pois de acordo com o texto “Esta flexibilidade contida na atual LDB, apesar de mais de dez anos de sua promulgação, ainda representa algo novo para as escolas e para os profissionais da educação...”, ou seja, para muitos é preferível ficar com suas certezas do que enfrentar os novos desafios e assim continuam trabalhando da mesma forma e ao mesmo tempo com todos, sem respeitar a individualidade do aluno.
Quanto à avaliação acontece da mesma forma, as mudanças são lentas, pois a concepção da maioria dos profissionais ainda é de classificação e não a concepção formativa, que se preocupa com o processo de aprendizagem do aluno.
Muitos professores questionam a avaliação e começam a lançar um novo olhar sobre esse tema, entendendo a avaliação como uma forma de orientar os alunos em suas dificuldades, mas muitos ainda utilizam apenas a aplicação de instrumentos para verificação da quantidade de informações que os alunos receberam, tratando-os de maneira fria, sem levar em conta o lado humano e, talvez, por isso temos tantos problemas com a disciplina dos alunos.
Acredito que na escola onde trabalho é necessário trabalhar mais de forma coletiva e interdisciplinar, buscando articulações entre todos os segmentos da escola, com um currículo mais flexível, de forma mais humana e compreendendo a avaliação como um processo que ocorre no dia-a-dia, com o objetivo de orientar o aluno e ajuda-lo na superação de suas dificuldades.
Enfim o que importa é integrar teoria e prática na dinâmica curricular, dentro de uma gestão democrática, acabando, aos poucos, com a prática de repetição e repasse de conteúdos para uma prática que se preocupa com a formação de cidadãos sujeitos de sua própria história. Sendo assim concordo com o texto quando diz “... a escola precisará, também, organizar espaços e formas diferenciadas de atendimento, a fim de evitar que uma defasagem de conhecimentos não se transforme numa lacuna permanente”.

Um comentário:

Geny disse...

Minha querida aluna Ligia considerando reflexões referentes à Interdisciplina PPP, é bem verdade muitas vezes esta escrita a escola se propõe a romper com a fragmentação do conhecimento, mas na prática não acontece e os professores continuam a trabalhar individualmente, ai acontece a dificuldade de se trabalhar no sistema interdisciplinar tão necessária no Ensino Fundamental e também nos demais níveis, Ensino Médio e Acadêmico, como você disse tudo é muito lento. As mudanças devem partir de cada educador, para que possamos superar essas dificuldades, precisamos acreditar e unir as forças num desafio coletivo. Referindo a Inclusão é um tema muito complexo que requer mais do nunca um trabalho coletivo e mudanças de concepção, como bem disseste é um trabalho onde envolve toda a escola, comunidade em geral e também a mantenedora que tem o dever de não deixar a escola sem as necessárias condições de recursos físicos, recursos humanos especializados, recursos técnicos e recursos financeiros. Bem vou parar por aqui o assunto é extenso e polêmico!
Obrigado por seus registros, muito interessantes.
Almejamos sucesso pessoal, profissional e acadêmico.
Um grande abraço,
Professora: Geny Schwartz da Silva
Tutora – Seminário Integrador
PEAD/FACED/UFRGS