sábado, 11 de abril de 2009

Necessidades educacionais especiais.

De acordo com os textos propostos para a Unidade 2 conclui que a lei proporciona o direito à educação, pública e gratuita, das pessoas com deficiências, condutas típicas e altas habilidades.
Esse conhecimento sobre as leis é muito importante aos educadores e principalmente às famílias das pessoas com necessidades especiais, pois permite que seja exigido o cumprimento do direito de educação a todos e todas as especificidades relativas à educação especial. Mas sabemos que na prática o cumprimento de tudo o que está previsto na lei está longe de acontecer realmente e que somente esse registro legal, não assegura direitos numa realidade onde as Políticas Públicas ainda não contemplam a Educação Especial na prática e onde ocorre a exclusão social.
A inclusão das crianças com necessidades educacionais especiais nas escolas é um grande desafio, que precisa de um trabalho coletivo da escola, de seus profissionais, das famílias e dos serviços especializados (quando necessário). Essas “atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, não sendo substitutivas à escolarização. Esse atendimento complementa e/ou suplementa a formação dos alunos com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela.” (Texto: Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva).

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Ligia: vi que colocaste este texto aqui no teu blog. Dá para perceber que ele é significativo para ti, mas lembre-se sempre de contextualizá-lo, ok? A ideia é linkar tua opinião com o que postas aqui no teu diário de bordo. Abraço, Anice.