sábado, 25 de abril de 2009

MOSAICO

A primeira coisa que fiz quando li a proposta desse trabalho foi pesquisar sobre os conceitos de raça e etnia, pois parecem semelhantes, mas há uma grande diferença já que o conceito de raça está relacionado ao caráter físico, biológico dos povos enquanto etnia está relacionada às diferenças culturais dos povos.

Durante a realização dessa atividade com as crianças foi possível perceber que algumas famílias mantém alguns costumes da cultura de suas origens e dedicam tempo para conversar sobre isso com seus filhos, enquanto outras famílias disseram não saber sobre suas origens familiares, não sei se por falta de interesse e tempo para conversar com os filhos ou pela grande mistura de povos que constitui o povo brasileiro.

Esse trabalho foi, para algumas crianças, um momento de interação com a família, de diálogo, de trocas, pois elas chegaram na escola contando histórias que ouviram dos pais, conhecendo e construindo suas próprias histórias de vida.

Na escola, tiveram a oportunidade de conhecer várias etnias, ou seja, culturas diferentes. Essa troca de experiências ensina a conviver respeitando e valorizando as diferenças, sejam de raça, etnia, religião, classe social... As crianças também refletem sobre o preconceito e descobrem que ele existe, mas são unânimes em dizer que devemos rejeitar a discriminação.

Tenho aprendido muito nesses últimos semestres fazendo relações entre teorias e práticas e essa atividade do Mosaico étnico-racial, foi mais uma atividade onde comprovei a possibilidade e a necessidade de nos desvincularmos apenas da linguagem oral e escrita, mas partirmos da ação, onde a criança não fica imóvel, apenas ouvindo e repetindo, mas onde ela interage, ela traz seus conhecimentos para sala de aula, troca experiências com os colegas, manipula objetos e principalmente reflete sobre o que está sendo discutido. Dessa forma constrói seus próprios conceitos, que poderão ser sistematizados pelo professor.

O que escrevemos no caderno do dia do trabalho foi construído em conjunto por todas as crianças e a professora: “Somos uma mistura de povos e assim uma mistura de culturas com diferentes crenças, sotaques, comidas, costumes, mas todos devem ser respeitados e valorizados.”



Nenhum comentário: