sábado, 27 de junho de 2009

Inclusão

Na interdisciplina de Necessidades Educacionais Especiais foi muito importante para mim o conhecimento teorico, as leituras que foram feitas, os filmes assistidos, os debates nas aulas presenciais e a relação de tudo isso com a prática, o conhecimento da legislação, das instituições especializadas do município, o entendimento de que a inclusão não deve ser penosa, sofrida, mas um processo que está iniciando sua caminhada, que estamos todos aprendendo através de nossa prática e principalmente de nossas reflexões e reconstruções de conceitos.

Há muitas dúvidas e questionamentos ainda sobre a inclusão, mas compreendi a necessidade de estar aberta a essa realidade e não me omitir por medo, comodismo ou pelo fato de não estar preparada para a inclusão.

Também compreendi que não é o aluno que deve adaptar-se à escola, mas a escola que deve adaptar-se à diversidade, aos alunos e que os alunos com necessidades educacionais especiais não são alunos de uma determinada professora, mas alunos de toda a escola.

Enfim, a parceria da escola com os pais, com a comunidade em geral e com os especialistas é uma necessidade fundamental para que aconteça a verdadeira inclusão e muito além de mudanças fisicas na escola é necessário a mudança na maneira de pensar de muitos educadores.

"Para entender é preciso esquecer quase tudo o que sabemos.A sabedoria precisa de esquecimento.Esquecer, é livrar-se dos jeitos de ser que se sedimentam em nós, e que nos levam a crer que as coisas têm de ser do jeito como são." Rubem Alves.

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