sábado, 13 de junho de 2009

Mapas conceituais


Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a seqüenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno.
A abordagem dos mapas conceituais está embasada em uma teoria construtivista, entendendo que o indivíduo constrói seu conhecimento e significados a partir da sua predisposição para realizar esta construção. Servem como instrumentos para facilitar o aprendizado do conteúdo sistematizado em conteúdo significativo para o aprendiz.
Na aula presencial do dia 02 de junho, trabalhamos em grupo na construção de um mapa conceitual sobre os conceitos piagetianos.
Partimos da idéia de interação entre o sujeito e o meio, essa interação promove a assimilação, ou seja, a interpretação de uma informação nova. A assimilação possibilita a acomodação, ou seja, o reconhecimento de uma informação, através daquela já construída, reelaborando-a e também a equilibração, que faz o individuo desestabilizar suas certezas e reelabora-las. Esse processo gera a acomodação e a construção do conhecimento que cria condições para a aprendizagem e assim vai acontecendo constantemente.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Ligia: Muito bom saber que nesta interdisciplina vocês também trabalharam com os mapas! Agora vocês já estão cada vez dominando mais este recurso! Agora com o encontro desta semana dominarão ainda mais.. abração, Anice.