terça-feira, 8 de setembro de 2009

Leitura, escrita e oralidade

Nenhuma língua é falada do mesmo jeito em todos os lugares e nem se escreve ou lê-se da mesma forma em todos os lugares. Existe uma variação da fala devido a fatores sociais, culturais, regionais, devido à idade das pessoas ou a realidade em que vivem. A escrita é mais difícil, pois exige treinamento e conhecimento de regras. Normalmente as pessoas escrevem como falam e isso, muitas vezes, não está de acordo com as regras da escrita.
Refletindo sobre esse tema e relacionando com a prática em sala de aula, surgem algumas dúvidas: Meus alunos do 2º ano, com 8 anos de idade escrevem seus textos de maneira espontânea e procuro mostrar a escrita correta como o uso do ch ou do x, do j ou do g, mas fiquei pensando na necessidade ou não de correção, nessa fase da aprendizagem, em relação a palavras como “denti”, “penti” e outras já que não falamos dente ou pente, mas denti e penti. Acredito que devo mostrar ao aluno que a fala e a escrita nem sempre estão relacionadas diretamente pois falamos de um jeito e escrevemos de outro. Espero que possamos trocar experiências e discutir esse assunto nesse semestre.

2 comentários:

Unknown disse...

Lígia,
Acredito que estás trabalhando com dois tipos de erros diferentes: um relacionado às regras ortográficas (Artur Gomes de Moraes tem ótimos livros que orientam o trabalho com relação a este tipo de "erro") e outro que é ocasionado pela forma como falamos. Penso que devemos mostrar sim para nossos alunos estas variações. Isso é fundamental para que eles pensem junto com o professor sobre o assunto.

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Ligia! Como a Thaise comentou, devemos mesmo explicitar isso aos alunos, até para que eles possam entender porque escrevem de determinada maneira. Com certeza, pelo fato de falarmos "denti" fica até sugestivo escrever assim também, não é mesmo? Abraço, Anice.