terça-feira, 29 de setembro de 2009

Letramento social e Letramento escolar

A escola, inicialmente, tinha como função principal exercer seu poder de controle, levando os alunos à nunca questionarem, apenas repetirem mecanicamente o que lhes era transmitido, tendo o professor como centro da aprendizagem. Com o passar do tempo a escola assumiu outros papéis, mas nunca sem deixar de lado a questão de manter o controle. Dessa forma, a escola ainda tem uma organização que é vivida somente dentro dela, sem levar em conta a realidade do mundo que a cerca, a realidade de vida de cada criança. Assim a escola preocupa-se com o letramento escolar, ou seja, aquele tradicional onde alfabetizar é apenas traçar letras, decodificar signos e repetir mecanicamente aquilo que o professor transmite, sem levar em conta os conhecimentos que o aluno já traz, sem repensar suas estratégias de ensino e sem fazer a relação entre o letramento escolar e o letramento social, ou seja, tornar a leitura e a escrita úteis na vida do aluno, habilitando-o a usa-las no seu cotidiano com diferentes finalidades e desenvolvendo sua autonomia.
A escola também precisa compreender a diversidade de linguagens que podem ser trabalhadas , oferecendo um ambiente de ensino diversificado. Normalmente trabalhamos com a linguagem oral e a escrita, mas no dia-a-dia a criança convive com a linguagem musical, visual, corporal e outras. Por isso na escola é necessário explorar outros tipos de linguagens, já que essas linguagens possuem diferentes formas de comunicação e possibilitam a manifestação de sentimentos e conhecimentos.
Sendo assim, a escola precisa ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, tornando-as significativas e úteis na vida do aluno, através de diferentes portadores de textos e atividades cotidianas que criem um ambiente rico em práticas de leitura e escrita, sem esquecer que é fundamental trabalhar de acordo com a realidade de cada comunidade escolar.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Pois é, Ligia! O sistema escolar precisa realmente modificar-se levando em conta todo o cenário que a criança encontra-se para que o conteúdo trabalhado dê sentido à criança, não é mesmo? Abraço, Anice.