sexta-feira, 23 de novembro de 2007

História dos bichos

Tenho trabalhado mais com poesia nas últimas semanas e tem sido muito bom e divertido para as crianças e para mim também. Acredito ser uma aprendizagem significativa.Durante esses anos todos de trabalho, trabalhei pouco com poesia, apesar de gostar muito do texto poético, pois tinha a falsa idéia de que é muito difícil para a criança entender a linguagem desse tipo de texto e acabei oportunizando muito pouco esse contato com a poesia para meus alunos.

E agora refletindo sobre os textos trabalhados normalmente na alfabetização, vejo o quanto são sem significado nenhum para as crianças, inclusive são um pouco responsáveis pelo desinteresse da criança em relação à leitura e a escrita.

Hoje entendo que a poesia não deve estar sempre relacionada com a fixação ou introdução de algum conteúdo. Podemos apenas ler para oportunizar aos alunos a expressão dos sentimentos, o exercício da imaginação e da criatividade, o desenvolvimento do raciocínio e da memória. A poesia brinca com as palavras e com a imaginação infantil, torna a leitura algo muito divertido utilizando as rimas e juntando as palavras de forma lúdica e até musical.

Trabalhei com as histórias O gato xadrez de Francisco Aurélio Ribeiro e Não Confunda de Eva Fortunari e as crianças riram muito, repetiam as rimas e iam inventando outras. Na rodinha onde estávamos sentados as crianças falaram na colega Carolina que chamam de Carol - caracol. Então incentivei a tentarmos fazer isso com os nomes dos colegas e alguns foram: Não confunda Samuel com pedaço de papel, Não confunda João com pé de feijão, Não confunda Patrik com lata de quik, Não confunda Samanta com um prato de janta, Não confunda Geliel com papai Noel, Não confunda Gabriela com cabo de panela e assim fomos inventando com o nome de cada um.

Depois, baseados na história do gato xadrez, resolvemos construir uma poesia sobre os animais. Cada um escolheu um animal, criou o verso e ilustrou com recorte e colagem. Particularmente achei que ficou muito legal, me surpreendi e acredito que foi uma atividade simples, mas tão significativa para todos nós. Nesse processo estamos todos nós, eu as crianças, aprendendo juntos. Foi um trabalho simples, mas uma sucessão de trabalhos simples e significativos podem desencadear num processo maior que poderá trazer mudança de comportamento, ou seja, aprendizagem.

No dia seguinte achei muito curioso e interessante quando as crianças estavam brincando com a bola no pátio e um deles veio na minha direção e disse: “professora descobri que bola rima com sacola”. Estão muito entusiasmados e mais atentos às palavras, quando conto uma história ou leio outros textos já fazem relações e dizem que tem ou não tem rimas.

Abaixo mostro algumas fotos da construção da poesia e da mesma depois de pronta.








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