quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Atividades Musicais de minha cidade

A cidade de Gravataí está atualmente com dois grandes eventos musicais que são o 4º Aldeia da Música do Mercosul e o V Festival de Música do Vale do Gravataí - FestiVale.


O 4º Aldeia da Música do Mercosul é um festival de música gaúcha e latino-americana com a participação de compositores, autores, músicos e intérpretes. Este evento aconteceu nesse final de semana, dias 26, 27 e 28 de outubro.

O V FestiVale é um festival de composições inéditas, voltado a todos os gêneros e estilos musicais e tem como objetivo valorizar a produção musical da região, propiciando a divulgação do trabalho dos músicos residentes no Vale do Gravataí e região. Participam apenas músicas brasileiras, independentes de estilo ou gênero, com letras em português.

As composições deverão ser inéditas, letra e música, entenda-se por inéditas aquelas composições que não tenham sido gravadas em discos, CDs ou fitas, e/ou veiculadas em rádios, comerciais ou similares.

As 16 músicas selecionadas para a final farão parte do CD do V Festival de Música do Vale do Gravataí, que será gravado ao vivo pela Prefeitura Municipal, através da FUNDARC (Fundação Municipal de Arte Cultura).

Esse festival está com as inscrições abertas até 31 de outubro e a etapa final será no dia 02 de dezembro.

O Coral de Vozes da Aldeia é composto por um grupo de Terceira Idade, um grupo de 25 senhoras que possuem um fôlego invejável e fazem espetáculos maravilhosos.

Tem um ano de atividades e estão preparando-se para a gravação de um DVD ao vivo. Cantam em português, espanhol, italiano, francês, latim e algumas em alemão.

Cantam ritmos musicais como bolero, samba, tango, napolitano, valsa, marcha rancho, músicas tradicionalistas e até o hino de Gravataí. Tem acompanhamento do acordeonista Mário Machado de 68 anos e do violinista Osvaldo Jardim de 88 anos.

O regente do Coral é Eduardo Rocha, que afirma ser notória a mudança de comportamento dos integrantes. “Os familiares são muito gratos, pois comentam que alguns deles reclamavam muito de doenças ou ócio e hoje estão muito bem, são super ativos. Cultivam sonhos, são moleques, mas, ao mesmo tempo, muito comprometidos com aquilo que querem.”

Arte na Praça é um projeto incentivado pela Fundarc e acontece semanalmente em praças do município, aos finais de semana. O intuito das apresentações é levar cultura à população gravataiense, além de revelar bandas, cantores e artistas locais em geral.

Além disso, Gravataí possui dois CTGs: Aldeia dos Anjos e Laço da Amizade. São muito freqüentados e possuem grupos de dança, que fazem apresentações por todo o Estado.

Alguns grupos musicais da cidade são:

*Tapete Persa - Grupo de Rock

*Elit Samba - Grupo de Pagode

*Terra Batida - Grupo de Rock

*Planet Roots - Grupo de Reggae

*Patê de Gato - Grupo de Punk/ Hardcore

*M. EL.A.N.C.O.L.I.A 23- Grupo de Pop Rock.

*Bochincho - Grupo de música gaúcha (vanera)



Comentário que relaciona a atividade musical de minha cidade com a pesquisa na loja de CDs.

Acredito, através das pesquisas, que há uma relação entre a produção musical descrita na atividade 3 e o resultado da pesquisa da loja de CDs, pois o CD mais vendido na loja é Tchê Garotos(música gaúcha) e o grupo Bochincho também possui o mesmo estilo musical.

Através da pesquisa sobre as atividades musicais de Gravataí, observei também que está de acordo com a pesquisa feita na loja, o fato da cidade possuir estilos musicais diversificados.

Através do diálogo com meus filhos (de 15 e 18 anos) e seus amigos posso concluir que o centro da cidade prefere o pagode e o rock de pequenos grupos musicais, que fazem suas apresentações em festas da cidade e que estão fora da mídia e não possuem ainda CD gravado, mas trabalham para alcançar esse objetivo.

Já outra região da cidade prefere as músicas tradicionalistas e sertanejas e também há locais que tocam o Funk, o Reggae, o Hip- Hop e a música eletrônica.

O centro da cidade possui o Parcão, espaço aberto, onde acontecem apresentações de grupos musicais.

Sendo assim, posso concluir que Gravataí não possui um único estilo musical, mas estilos musicais diversificados.

Achei muito interessante esse trabalho, pois apesar de morar em Gravataí há 36 anos, não conhecia toda a riqueza musical de minha cidade, não sabia da existência de tantas bandas e tinha pouco conhecimento sobre projetos como o Coral Vozes da Aldeia, o FestiVale e o Aldeia da Música do Mercosul, que achei de grande importância para a valorização da arte em nossa cidade.



Nenhum comentário: