domingo, 21 de setembro de 2008

Currículo escolar

Ao pensarmos o currículo escolar, devemos perceber que nem tudo o que a escola ensina, o aluno aprende e, nem tudo que o aluno diz ter aprendido na escola, a escola assume como resultado de seu ensino, por isso, devemos levar em conta a realidade dos alunos e da comunidade, já que currículo são as diversas experiências que o aluno tem no ambiente escolar, que oportunizam a construção de conceitos, o desenvolvimento de habilidades, o sentir, o pensar, o se adaptar, o valorizar e o respeitar, considerando, também, todas as condições do ambiente de aprendizagem que interferem nas relações sociais, na sala de aula e na escola.
Para isso é necessária uma adequada seleção e uso acertado das melhores estratégias didáticas, que não poderão ser independentes do conteúdo, dos objetivos e do contexto.
O currículo precisa ser flexível, um conjunto de situações e atividades que vão surgindo e que os alunos e os professores reelaboram conjuntamente.
Segundo Paulo Freire “A organização do currículo escolar deve reconhecer outras formas de inteligência além da lingüística e lógico-matemática, que reflita e apreenda o homem no contexto do seu universo. É preciso um ensino flexível às necessidades individuais do aluno”.

Nenhum comentário: