sexta-feira, 12 de setembro de 2008

O desenvolvimento humano

Erikson estudou o desenvolvimento humano-psicossocial baseado em oito estágios, sendo que todos têm um componente positivo e outro negativo, que de uma forma ou de outra, vão intervir na conduta do ser humano, influenciando no desenvolvimento dos estágios seguintes. Nessa teoria os mecanismos de construção da personalidade estão associados às condições de vida social, que produzem experiências individuais.
Maturana estuda o desenvolvimento humano sem levar em conta etapas distintas, mas a partir da biologia do conhecimento, acredita que o homem vai adquirindo conhecimento com a vida, integrado nas interações com o meio e acentua a importância das emoções no desenvolvimento humano, na forma de agir das pessoas, ou seja, a emoção influencia em nossas ações. De acordo com o autor, os seres humanos são seres amorosos, que por natureza aceitam o outro. Mas vivemos em uma cultura que nega essa natureza amorosa. As crianças, por exemplo, naturalmente se aceitam, o preconceito é consequência de um aprendizado cultural e social.
Trazendo a teoria de Maturana para nossa prática, observo que a educação está muito voltada para o racional e o que precisamos é valorizar mais as emoções, equilibrar o racional e o emocional. Refletindo sobre isso, fiquei pensando em como está sendo desenvolvido meu trabalho, como as emoções interferem? Não as emoções como sentimentos, mas como \" disposições corporais dinâmicas que definem os diferentes domínios de ação em que nos movemos.\" ( MATURANA,1999).

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