domingo, 28 de setembro de 2008

Aprendizagem

O processo de construção do conhecimento, tanto da criança como do adulto, tem como pressupostos básicos a intensificação das relações entre professor-aluno e os aspectos afetivos emocionais. Aspectos afetivos que não são somente o contato físico, mas a valorização do aluno, um elogio ao seu trabalho, mesmo que ele não esteja totalmente dentro do esperado, o professor deve fazer as críticas construtivas do que precisa melhorar, mas também procurar destacar o que tem de positivo, reconhecer seu esforço, motiva-lo sempre e dar abertura para sua expressão.
A aprendizagem do adulto difere da criança, pois o adulto tem necessidade de saber porque ele precisa aprender algo, no que isso será útil em sua vida, o adulto, por ter vivido mais tempo, possui muitas experiências de vida, que precisam ser levadas em conta e utilizadas na intervenção do professor.
Enfim a aprendizagem das crianças, normalmente é centrada nos conteúdos de aprendizagem enquanto a aprendizagem do adulto é centrada nas suas necessidades reais de vida. Mas ambas precisam de afeto, motivação, auto estima e respeito às suas individualidades.
"As escolas deveriam entender mais de seres humanos e de amor do que de conteúdos e de técnicas educativas. Elas têm contribuido em demasia para a construção de neuróticos por não entenderem de amor, de sonhos, de fantasias, de símbolos e de dores".
Cláudio Saltini

Um comentário:

Geny disse...

Querida aluna Ligia seu portfólio contém registros interessantes de sua caminhada acadêmica. É muito bom sentir que descentralização vem cedendo a favor de uma administração democrática, dando abertura para que as decisões dos segmentos que fazem parte da escola, assim acontecendo o trabalho participativo.
Realmente, segundo a teoria de Maturana, trabalha as emoções no ser humano referindo-se a parte afetiva emocional, onde devemos equilibrando o racional e o emocional. Na verdade sempre observei a complexidade dos sentimentos humanos, podemos viver uma vida inteira com uma pessoa e não conhecemos por completo as suas emoções.
Acredito que a escola tenha a responsabilidade de desenvolver em seus alunos habilidades de elaborar seus conceitos no desenvolvimento de pensar, adaptar-se, valorizar, respeitar, etc.
Um dos conceitos mais recentes é que só adquirimos conhecimentos se pesquisamos. Todo o professor deverá levar o seu aluno à pesquisa, assim como p professor deve ser um pesquisador, na verdade temos um caminho a percorrer. Segundo Paulo Freire. “O Currículo escolar deve reconhecer outras formas de inteligências além da lingüística e lógica matemática”. Concordo é preciso um ensino flexível às necessidades do aluno.
As colocações sobre a Vida Adulta são relevantes.
Obrigada por fazer os registros no portfólio.
Um grande abr@ço,
Professora: Geny Schwartz da Silva
Tutora – Seminário Integrador
PEAD/FACED/UFRGS