quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Leitura e escrita como práticas sociais

De acordo com Paulo Freire \ “a alfabetização é um ato e conhecimento, no qual aprender a ler e escrever já não são, pois, memorizar sílabas, palavras ou frases, mas refletir criticamente sobre o próprio processo de ler e escrever e sobre o profundo significado da linguagem.\” ·Na prática encontramos ainda a simples transmissão de conteúdos, com trabalhos individualizados e descontextualizados. De acordo com o texto \ “...poucos aprendem com competência e o nível de ganho de consciência é sempre muito baixo.\"
Sendo assim é necessário que se reconheça o significado da leitura e da escrita além da leitura e escrita de palavras isoladas, fragmentadas e sem relação com o contexto, é necessário utilizar no processo de aprendizagem as experiências vivenciadas pelos alunos no seu cotidiano para que possam fazer relações e dar sentido às informações, construindo efetivamente conhecimento e utilizando esses conhecimentos, de forma critica, no seu dia-a-dia.
Emilia Ferreiro e Ana Teberoski trazem a importância de conhecer os níveis de pensamento e perceber como os alunos entendem o processo de escrita. A partir daí é que se deve planejar o trabalho, pois, de acordo com o texto\ “... os alunos que não se alfabetizam podem estar sendo submetidos a um processo inadequado, que conflitua com seu próprio modo de perceber a escrita.\" Por isso, a importância de compreender que as pessoas não aprendem todas a mesma coisa ao mesmo tempo e trabalhar com diferentes portadores de textos e não só com materiais convencionais, ou seja, tipos de textos que sejam significativos para os alunos, despertando seu interesse e motivação. Também é importante destacar a necessidade da aprendizagem cooperativa e coletiva, com interação e troca de experiências.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Ligia:

Concordo com o que disseste. A empatia e sensibilidade nos guiarão para compreender o aluno, perceber qual fase ele se encontra, porque está tendo determinada dificuldade. É preciso entender o entorno do aluno. No momento em que compreendemos a realidade destes, podemos trabalhar questões que fazem sentido para eles facilitando o interesse para a aprendizagem.

Abraço, Anice.