domingo, 25 de outubro de 2009

Reflexões

Desde que iniciei esse curso tenho estudado em quase todas as interdisciplinas e venho refletindo muito sobre como acontece o processo de aprendizagem dos alunos, procurando fazer relações com minha prática.
O que tenho pensado muito ultimamente é que nem todos aprendem a mesma coisa ao mesmo tempo e a minha formação inicial, há mais de vinte anos, não possibilitou essa reflexão, sendo assim venho trabalhando as mesmas coisas com todos ao mesmo tempo. Hoje entendo que é necessário buscar alternativas para atender as necessidades de cada aluno, respeitar seu tempo, ou seja, é necessário uma maior flexibilização no trabalho. É necessário que os conteúdos tenham significado para os alunos, modificando uma prática centrada apenas na exercitação e fixação, pois o aluno que não consegue trabalhar dessa forma apresenta dificuldades na construção de sua aprendizagem, tornando-se um "problema". Normalmente coloca-se a "culpa" na estrura familiar, na situação econômica, no próprio aluno, mas dificilmente na prática pedagógica exercida na sala de aula.
Essa é uma mudança necessária, não é fácil, mas é necessária e para que isso aconteça o primeiro passo é a reflexão e mudança de concepções dos educadores, para depois trabalhar na prática com a interação, a cooperação , levando os alunos a participarem ativamente da construção de idéias, conceitos e valores e partindo da idéia de que todos podem aprender, mas a seu modo e a seu ritmo, explorando as habilidades e possibilidades e não ficar centrado nas dificuldades.Uma das possibilidades de trabalhar dessa forma é através do PA.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Ligia:

Aqui comentas de uma mudança fundamental em tua prática, da qual muitos sequer chegarão.

O olhar crítico, a modificação da prática, o comprometimento e a superação do desafio são "peças" importantes para se chegar ao processo de aprendizagem que tanto almejamos, não é mesmo?

Abraço, Anice.