quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Aspectos positivos e desafiadores do trabalho por Projetos

Os aspectos positivos e desafiadores do trabalho por Projetos estão relacionados à pesquisa, a autonomia do aluno, a flexibilização do planejamento, a relação professor-aluno e ao papel do professor como mediador desse processo, provocando desafios que levam o aluno a refletir e procurar soluções para os problemas, levando isso para o seu dia-a-dia.
Os temas partem das necessidades ou curiosidades dos alunos que buscam informações, pesquisam, trocam idéias, trabalham de forma cooperativa evitando a fragmentação. O aluno tem a liberdade de interferir no Projeto, aprendendo a negociar, conviver e buscar novas informações.
Enfim o verdadeiro trabalho com Projetos permite respeitar o tempo e o espaço de aprendizagem de cada pessoa e possibilita o desenvolvimento da aprendizagem significativa e contextualizada.
Hoje posso afirmar que na prática, não trabalhei realmente com Projetos, embora tivessem esse nome, eram Centros de Interesse.
Os Projetos de Ensino nas Séries Iniciais ou na Educação Infantil têm como grande desafio o trabalho cooperativo, a construção do conhecimento, a interação que gera socialização, discussão de hipóteses, respeito pelo colega, desenvolve a capacidade de argumentar e utilizam muito o lúdico em seu desenvolvimento. Nos Projetos a aprendizagem ocorre durante todo o processo e não simplesmente é “medida” através de uma avaliação final.
Em relação às diferenças acredito que a linguagem, os objetivos específicos e o desenvolvimento devem respeitar a etapa de pensamento das crianças, pois na Educação Infantil, por exemplo, as crianças fazem seus registros através de desenhos, construções ou através da escrita feita pelo professor e nas séries iniciais, além disso, as crianças registram de acordo com suas hipóteses de escrita.
Enfim, o processo e o objetivo principal são os mesmos, apenas o desenvolvimento tem algumas diferenças, relacionadas ao nível de pensamento dos alunos.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Ligia:

Tu percebes uma modificação em tua prática e de tuas colegas em direção aos projetos? Percebes abertura para isso em tua escola?

Abraço, Anice.