sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Aprendizagem de jovens e adultos

É importante compreender que o aluno da EJA apresenta diferenças culturais, faixa etária e etapas de desenvolvimento e pensamento específicas. Dessa forma o educador precisa considerar a história de vida, as origens, as diferentes experiências de vida e os interesses desses alunos, entendendo que o conhecimento não ocorre de maneira igual para todos, mas respeitar o tempo e a etapa de pensamento de cada um para que o ensino seja acessível e possa ser compreendido pelos alunos, através da ação e não apenas da transmissão de conteúdos.
Também é necessário evitar o preconceito e valorizar a cultura oral de muitos alunos, que podem não estar alfabetizados, mas conseguem expressar-se e ter compreensão, o que muitos alfabetizados não conseguem.
Os alunos da EJA possuem identidade própria e quando a escola nega essa identidade e esses saberes próprios dos alunos mantem a exclusão, a falta de diálogo e a passividade que tem por objetivo apenas a transmissão de conteúdos. Ao contrário, quando a escola valoriza essa identidade e esses saberes dos alunos, possibilita uma aprendizagem significativa, onde o aluno é sujeito ativo na construção de sua aprendizagem e desenvolve capacidades de reconstruir seus saberes, utilizando-os no seu cotidiano.

Acredito que a situação da EJA está mudando na realidade escolar, mas é uma mudança lenta, pois ainda em muitas instituições não há um planejamento especifico e muitos professores, sem formação adequada, aproveitam as mesmas práticas utilizadas com crianças e adolescentes no ensino regular, o que está fora da realidade de vida dos alunos da EJA.
De acordo com o vídeo que assistimos na aula presencial e com as palavras de Paulo Freire é necessário buscar um trabalho que parta da realidade e dos interesses do aluno, bem como vise à sua conscientização e autonomia.
A linguagem escolar é outra grande dificuldade encontrada pelos alunos da EJA, pois não é significativa para eles e dessa forma dificulta a compreensão dos conteúdos e atividades escolares.
Assim os educadores da EJA precisam ter formação adequada, levando em conta os saberes dos alunos e planejando estratégias e conteúdos voltados para esses sujeitos.

Um comentário:

Ni disse...

Olá, Ligia!

Exatamente isso.. é preciso se adequar a realidade, entender o entorno do aluno e propor temáticas que vão de encontro com seus interesses.

Abraço, Anice.