quinta-feira, 19 de novembro de 2009

A consciência fonológica

Trabalho com alfabetização há muito tempo e durante muito tempo trabalhei com textos descontextualizados, frases sem significado, ensinando relações entre sons e letras e famílias silábicas. Isso não foi errado, nem é desnecessário, mas hoje entendo que esse trabalho levava a criança somente a descoberta do funcionamento do código escrito. Faltava levar a criança à compreensão das finalidades e dos usos da língua escrita.
Por isso hoje procuro trabalhar de forma a equilibrar esses objetivos, ou seja, levar a criança à descoberta do funcionamento do código escrito e identificar os diferentes usos e funções da escrita, através do letramento, com diferentes tipos de textos e textos reais, que fazem parte das vivências das crianças
Trabalhar com diferentes tipos de textos, contextualizados é importante,pois as crianças precisam desse contato para compreenderem o tipo de linguagem utilizada em cada um e também para aperfeiçoar as produções textuais, observando a coerência e a coesão necessárias. Aí é importante a intervenção da professora, fazendo questionamentos e sugerindo recursos variados de coesão.
A consciência fonológica é a habilidade de perceber a estrutura sonora de palavras. O trabalho com textos como poesias, músicas, parlendas e trava-linguas auxiliam no desenvolvimento da consciência fonológica desde que o professor faça intervenções que possibilitem à criança fazer reflexões sobre a leitura e a escrita.
De acordo com Magda Soares consciência fonológica é ter consciência de que a língua é som e isso não é fácil, pois normalmente prestamos atenção ao sentido da palavra e não ao aspecto sonora. Essa semana trabalhei com um ditado de frases. Ditei três frases, cada frase tinha uma linha em branco abaixo dela. Após o ditado pedi que lessem suas frases e em seguida distribui os trabalhos entre os colegas para que um tentasse ler a frase do colega e fizesse a correção se achasse necessário. Após fiz a escrita correta no quadro para que refletissem sobre suas hipóteses de escrita e de leitura na correção. Em uma das frases ditei Marcelo gosta de jogar futebol. Foi muito interessante observar a quantidade de crianças que escreveram Marcelo gosta de jogar bola, inclusive na correção quando alguns escreveram futebol foi corrido pela palavra bola. Esse exemplo mostra o quanto é difícil desenvolver a consciência fonológica, ou seja, levar a criança a ouvir a palavra e perceber que ela é som, mas é necessário.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Ligia:

Realmente costumamos ter a tendência de não repararmos na consciência fonológica.

Importante teres trazido uma de tuas experiências, até para entendermos um pouco como esta temática se passa em sala de aula.

Abraço, Anice.