sexta-feira, 16 de abril de 2010

Aprendizagens

Essa semana, na sala de informática, aprendi na troca com meus alunos. Quando fui mostrar, no teclado, as flechas que indicam a direção dos personagens nos jogos, um aluno disse: "Prô, isso da pra fazer apertando na tecla Z, W e A", ou seja, a aprendizagem ocorre através da interação.
Quando pensei na proposta de trabalhar ortografia e criei uma legenda com pontuação, não imaginei que uma simples atividade fosse motivar tanto as crianças, que querem realiza-la todos os dias. Na Interdisciplina de Ludicidade e Educação aprendi a entender, com outro olhar, o conceito de lúdico, pois acreditava que o lúdico eram jogos e brincadeiras e agora comprovo, na prática, que atividades lúdicas são aquelas que integram a ação, o pensamento e o sentimento e oportunizam a construção da aprendizagem por meio da alegria e do prazer.
A atividade inicial realizada com o dado diariamente não faz parte de atividades tradicionais, pois essas preocupam-se mais com os resultados, com o produto final e de forma lúdica o mais importante é a ação, a experiência que está sendo vivida pela criança. Dessa forma os alunos participam ativamente da construção da sua aprendizagem com autonomia e cooperação, deixando de ser simplesmente sujeitos passivos que apenas reproduzem as informações transmitidas pelos professores.
Se alguém ficar curioso, posso relatar a atividade com o dado.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Ligia!

Tua postagem está bárbara, pois comentas a interação com os alunos; a aprendizagem que tiveste; a observação do que é uma ação lúdica e é exatamente isto que queremos ler no blog!

A descrição da atividades poderás colocar no teu pbworks do estágio, o que achas?

Grande abraço, Anice.