quinta-feira, 29 de abril de 2010

A matemática que permite duvidar

Hoje o que chamou minha atenção na sala de aula foi uma atividade realizada por uma aluna a partir de uma proposta de trabalho de matemática. A proposta foi que cada criança criasse uma história matemática(um problema)para um colega resolver. A história precisava ser coerente para que o colega compreendesse e deveria ter uma pergunta para ser respondida.
Tenho trabalhado com a turma problemas não-convencionais, ou seja, problemas sem solução e outros com excesso de dados, onde nem todas as informações disponíveis no texto são usados em sua resolução. Mas, apesar disso, a maioria da turma criou problemas convencionais, aqueles onde os alunos utilizam, mecanicamente, os números apresentados no texto, sem refletir ou analisá-los com atenção.
Uma menina criou um problema com excesso de dados, o que me surpreendeu e comprovou ser um inicio de uma mudança na concepção de que a matemática é abstrata, exata, uma repetição de exercícios sem significado para uma visão da matemática que permite duvidar, o que leva ao desenvolvimento do pensamento critico.
" A aprendizagem da matemática precisa adequar-se aos reclamos substanciais da dinâmica da aprendizagem, implicando pesquisa e elaboração própria, feitura de textos e principalmente habilidade de interpretação autônoma. Esta posição afasta-se drasticamente da matemática dos macetes e dos vestibulares, valorizando a matemática como expressão fundamental do saber pensar."( Demo, 1995).
Por isso, preciso continuar pensando e criando propostas de trabalho onde a matemática seja compreendida e utilizada na vida da criança.

3 comentários:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Ligia!

Na postagem fica clara a preocupação em basear tua prática sempre com um respaldo teórico, justamente para compreender e ampliar a aprendizagem. É exatamente este o diferencial.

Vou te confessar que fiquei curiosa com o problema que a menina criou. Poderias compartilhar conosco?

Grande abraço, Anice.

Lígia Passos disse...

Olá, Anice!
O problema criado pela Gabriele foi:
"No sitio do seu Joaquim tem 54 vacas, 18 porcos e 29 camisetas. Quantos animais tem ao todo?"

Abraços, Ligia

Anice - Tutora PEAD disse...

Muito inteligente mesmo!!!

Obrigada pelo retorno.

Grande abraço, Anice.