sexta-feira, 23 de abril de 2010

Aprendizagens

A relação teoria e prática, que às vezes parece tão difícil de ser observada, pode acontecer através de pequenos gestos ou em situações bem simples. Observei isso essa semana através da intervenção de um aluno com uma simples fala: " Prô, isso tem na internet". A partir dessa fala modifiquei meu planejamento e proporcionei às crianças a oportunidade de construção de um conhecimento de forma mais significativa do que seria no planejamento inicial. Esse é o papel do professor, mediador, que deve estar atento aos acontecimentos na sala de aula, pois os mesmos podem contribuir no processo de ensino aprendizagem e complementar o planejamento.Segundo Freire " Ao educador e à educadora, cabe o favorecimento para que aprendizagem crítica ocorra, para isso o respeito aos educandos, considerando-os como, também, sujeitos do processo, é fundamental, assim como adoção de postura de falar com o outro e não a ele".
Quando fizeram as pesquisas sobre os índios as crianças construiram suas conclusões e formaram conceitos, diferente do ensino tradicional, onde o aluno precisa sempre dar uma resposta memorizada. Através da cooperação, da ação e reflexão sobre essa ação o aluno aprende a pensar e fazer suas construções com autonomia. " É preciso ensinar os alunos a pensar, e é impossível aprender a pensar num regime autoritário. Pensar é procurar por si próprio, é criticar livremente e é demonstrar de forma autônoma. O pensamento supõe então o jogo livre das funções intelectuais e não o trabalho sob pressão e a repetição verbal. (Piaget, 1988).
Com certeza esse estágio está sendo muito prazeroso para mim, aprendo muito na troca com meus alunos. Quando escolheram o tema Planetas para estudar e realizar suas pesquisas achei que não daria certo, pensei que seria muito difícil,com textos de difícil compreensão. Porém, não foi dessa forma na prática. Ao contrário, os sites pesquisados eram específicos para crianças, com uma linguagem acessível e apresentaram o conteúdo de forma lúdica. Aprendi muitas coisas sobre os planetas, que confesso se alguém me perguntasse eu não saberia responder.
Sendo assim a aprendizagem dessa semana foi: não devo subestimar a capacidade dos meus alunos.
"O professor, além de ensinar, passa a aprender; e o aluno, além de aprender, passa a ensinar". Paulo Freire.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Ligia:

De fato, o planejamento é uma boa ferramenta, pois norteia, mas não é tudo. A prática tem que permitir a flexibilidade, conforme a demanda vai surgindo.

Gostei dos teus relatos, pois estás percebendo detalhes importantes que muitos desconhecem. Por trás de determinada fala, já sabes proceder de forma a explorar melhor a aprendizagem dos teus alunos.

Grande abraço, Anice.