segunda-feira, 17 de maio de 2010

A alegria e o prazer em aprender

" As crianças nos surpreendem em muitas situações, especialmente quando se estabelece desafios, as crianças mostram-nos que sabem como caminhar rumo ao entendimento. Uma vez que as crianças sejam auxiliadas a perceber a si mesmas como autoras ou inventoras, a descobrir o prazer da investigação, sua motivação e interesse explodem." (Edwards, Gandinni e Forman 1999:76).
Realmente as crianças são muito espertas e curiosas. Querem saber sobre coisas que nem imaginamos e fazem perguntas das mais simples às mais complexas.
Quando questionei sobre o que gostariam de saber ouve uma "chuva" de curiosidades, sendo eleitas pelos alunos os Planetas e os Animais( como nascem, curiosidades e como vivem os animais do fundo do mar). Dessa forma formamos quatro grupos e iniciamos nossos Projetos de Aprendizagem com pesquisas, observação de imagens e videos, entrevistas e organização das descobertas de forma sistematizada através da construção de um livrinho. Esse trabalho ainda está em andamento e propicia muitas reflexões, pois se pensarmos nas crianças aprendendo todas a mesma coisa ao mesmo tempo, algumas compreendendo, outras não, imóveis, sem trocar experiências, apenas copiando e memorizando conteúdos não veremos a empolgação, a alegria, as discussões, as trocas que favorecem uma aprendizagem cooperativa e o respeito à opinião dos colegas.
Estou encantada com as descobertas que meus alunos estão fazendo e muito satisfeita com a construção da aprendizagem de cada um deles, alguns mais rápidos outros mais lentos, cada um no seu tempo, através da sistematização de seus P.A.s, pois trabalham de maneira interdisciplinar. Um exemplo de um fato muito simples para nós, mas nem tão simples assim para eles foi a descoberta de que é a Terra que gira em torno do Sol, quando iniciaram suas pesquisas acreditavam que era o Sol que girava em torno da Terra.
Com certeza, no ensino tradicional, seguimos uma lista de conteúdos, que não quero aqui dizer que não sejam necessários,mas ficamos muito fechados nesses conteúdos, trabalhando de forma fragmentada e no trabalho com os P.A.s é diferente.O trabalho é integrado e parte do interesse dos alunos, o que faz com que eles tenham vontade de buscar informações. Não trabalharia os Planetas com minha turma, pois não é conteúdo da série, porém através desse P.A., meus alunos e confesso que eu também temos aprendido muito.
Aproveitando o tema exploro a escrita, a leitura, noções de espaço, trago propostas matemáticas com desafios envolvendo o assunto, enfim está sendo uma experiência motivadora que torna os alunos sujeitos ativos do seu processo de aprendizagem.
"... nas condições de verdadeira aprendizagem os educandos vão de transformando em reais sujeitos da construção e da reconstrução do saber ensinado, ao lado do educador, igualmente sujeito do processo." ( Freire, 1996, pág. 26).

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Ligia:

É muito gratificante perceber que estás utilizando em sala de aula os P.A e modificando, desta forma, tua forma de ensinar.

Tens demonstrado conhecimento teórico para embasar tua prática a partir da demanda dos alunos, tornando o ambiente facilitador de aprendizagem.

Grande abraço, Anice.