segunda-feira, 31 de maio de 2010

Educando e educador, sujeitos no processo de aprendizagem

Nessa semana quando estavam elaborando as perguntas para a entrevista com a professora Arlete, professora de Ciências das séries finais, uma aluna fez um questionamento e eu respondi que não sabia, não tinha como responder naquele momento, mas que iria pesquisar, assim como eles, a resposta. Ela disse: “Esse trabalho é legal porque a senhora também aprende junto com a gente."
Fiquei com essa frase em meu pensamento e acredito que ela comprova o que é dito em muitas teorias sobre a importância das trocas e da interação entre professor e aluno. "Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender." (FREIRE, 1996, pág. 23).
Da mesma forma aconteceu durante a entrevista. A professora Arlete foi convidada para uma entrevista por dois grupos dos P. A. s para falar sobre o tema animais e surgiram perguntas que ela disse no momento não saber responder, tinha dúvidas , então pediu que eles escrevessem em um papel, eles entregaram a ela que disse que iria pesquisar e voltaria para dar as respostas, disse que iria aprender junto com eles.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Ligia:

Este exemplo que trouxeste mostra o quanto é favorável o processo de aprendizagem do professor, principalmente na constatação do próprio aluno de que ele também auxilia o professor nesta construção.

Grande abraço, Anice.