quinta-feira, 6 de maio de 2010

A construção de conceitos através da ação

A atividade de hoje na sala de informática foi pesquisar sobre uma profissão. O site pesquisado oferecia muitas profissões, cada dupla deveria escolher uma profissão para fazer sua pesquisa.
Na sala de aula as duplas fizeram mímicas para que os colegas tentassem descobrir qual era a profissão escolhida e após relataram informações que descobriram sobre essa profissão. Durante esses relatos os colegas participaram complementando os relatos com seus conhecimentos e fazendo questionamentos uns para os outros e para a professora.
No final formulamos, de forma coletiva, alguns conceitos que foram registrados nos cadernos.
Sobre Trabalho: " Trabalho é aquilo que a pessoa faz para ganhar dinheiro e se sustentar, mas ela precisa gostar do seu trabalho."
Sobre Profissões:"Todas as profissões são importantes, mas a pessoa precisa ter habilidades para escolher uma profissão."
Segundo Vygotsky(1987:71,72 e 74) " Os conceitos se formam e se desenvolvem sob condições internas e externas totalmente diferentes, dependendo do fato de se originarem de aprendizado da sala de aula ou experiência pessoal da criança(...) Um conceito é mais do que a soma de certas conexões associativas formadas pela memória, é mais do que um simples hábito mental; é um ato real do complexo de pensamento que não pode ser ensinado por meio de treinamento(...); pois o desenvolvimento dos conceitos pressupõe o desenvolvimento de muitas funções intelectuais: atenção deliberada, memória lógica, abstração, capacidade de comparar e diferenciar(...)".
Isso quer dizer que para apreender conceitos é importante propor situações interessantes e compartilhar entre todos suas descobertas. Na proposta de trabalho desenvolvida hoje as crianças partiram da ação através das pesquisas, leituras, trocas de opiniões, observação de imagens, após apresentaram suas descobertas compartilhando com os colegas, refletindo através dos questionamentos e finalmente construindo seus próprios conceitos. A criança precisa agir para compreender e formular conceitos.
Com certeza, pela longa experiência que tenho, posso afirmar que esse trabalho foi muito mais produtivo do que simplesmente passar um texto no quadro, ler e fazer exercícios.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Lígia:

A partir dessa semana, modificamos a legenda da planilha de acompanhamento para que vocês já fiquem cientes se devem ou não refazer a postagem, já que é necessário que façam refexões a partir da prática trazendo argumentos ou linkando teoria com prática.

A legenda agora será RC (R= refazer e C= comentário do tutor) ou PC (P = postagem ok e C= comentário do tutor).

Aqui une teoria com prática cumprindo com um dos objetivos do portfólio, portanto, não é necessário refazer a postagem.

Grande abraço, Anice.