segunda-feira, 24 de maio de 2010

O trabalho em grupo

A proposta de pesquisa sobre temas que partem do interesse das crianças é valiosa para que elas aprendam a buscar novas leituras, estabelecer relações entre diferentes textos pesquisados, por exemplo:um dos grupos dos P.A.s está pesquisando sobre os animais do fundo do mar. Eles pesquisaram no computador textos informativos e na biblioteca também pesquisaram informações, porém em um livro com textos de poesias, assim fizeram comparações com os diferentes textos, observando a diferença na linguagem e a semelhança no tema.
Por isso a importância do trabalho em grupo, sem esquecer que o trabalho individual em certos momentos também é necessário, que permite a construção coletiva do conhecimento, que leva a criança a compreender que nem todos têm a mesma opinião e que a opinião de cada um é importante e precisa ser respeitada.Porém na idade em que estão meus alunos(8-10 anos) ainda é difícil para alguns aceitarem as opiniões dos colegas e aí surgem os conflitos.Em um dos grupos dos P.A.s os colegas reclamam de um dos componentes que quer fazer as coisas do jeito que ele acha que deve ser, os outros naõ aceitam e começa uma briga. Preciso, às vezes, interferir e explicar que precisam chegar a um acordo sobre o que será melhor para o trabalho e que precisam ouvir a opinião de todos e discutirem.
Os conflitos podem ser positivos para o crescimento do grupo, mas é fundamental a participação do professor acompanhando os grupos, fazendo questionamentos, provocando reflexões e dando sugestões para que o trabalho não torne-se uma divisão de tarefas sem discussão.
Enfim o trabalho em equipe é um treino da capacidade de ouvir e respeitar opiniões diferentes, o que ajuda a desenvolver a autonomia e é através das vivências em grupo que a criança vai aprendendo a aprender de maneira cooperativa.
"A cooperação só acontece na aceitação do outro". ( Maturana, 1993).
Na semana passada, quando recebemos a visita do professor Paulo e da Tutora Bianca, os grupos estavam tão entusiasmados com seus trabalhos que nem pararam durante a visita, interagiram com os visitantes de forma natural, explicando e argumentando sobre suas descobertas.
Para Vigotski " o desenvolvimento do individuo acontece no convivio social, ou seja, no contato e na interação com outros individuos. A prática do trabalho em grupo ou momentos que oportunizem a troca de experiências e de conhecimentos entre os colegas aprendizes são estratégias que vem de encontro à ótica da pedagogia construtivista."

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Ligia:

Que interessante que mesmo diante da visita do Paulo e da tutora as crianças seguiram firme envolvidas com o trabalho!

Grande abraço, Anice.