sexta-feira, 22 de maio de 2009

A deficiência e o ambiente escolar

A deficiência não é sinônimo de incapacidade e a interação da criança com necessidades especiais na escola pode oportunizar estímulos , criar oportunidades para desenvolver as habilidades dessas crianças.
O Atendimento Educacional Especializado é fundamental como complemento ao trabalho desenvolvido na escola regular, pois é nesse espaço que o professor poderá experimentar opções de materiais que melhor se ajustem a necessidade da criança e orientar o professor da turma regular para que ele também possa utilizar esse recurso na sala, se for possível.
Tudo o que é feito para as crianças com deficiência também pode ser feito com as outras crianças, que aprendem a respeitar a diversidade e trabalhar de forma cooperativa , ou seja, um pode segurar o papel, o outro corta e outro cola.
Tudo isso é muito novo no ambiente escolar e por isso gera tanta insegurança e polêmica, mas como se diz que é falando que se aprende a falar, que é escrevendo que se aprende a escrever, é convivendo que se aprende a conviver e enfrentar esse desafio, já que a escola é um espaço que deve desafiar e aprimorar as habilidades de todas as crianças.

Nenhum comentário: