quinta-feira, 28 de maio de 2009

Valorização da cultura afro-brasileira

Na minha turma de 2º ano, estávamos trabalhando com o auto-retrato, todos estavam fazendo desenhos para representarem suas imagens. Tenho uma aluna negra, de 8 anos, que fez seu desenho com a pele branca e cabelos loiros, bem diferentes de sua etnia. Questionei se era assim que ela era realmente. Ela disse que sim.
Confesso que não soube exatamente o que fazer e assim percebi o quanto é necessário trabalhar as questões étnico-raciais na escola, o conhecimento de culturas diferentes, a valorização da cultura afro-brasileira, pois dessa forma será possível elevar a auto-estima das crianças negras, quando elas se perceberem integrantes de uma cultura valorizada.
Essa imagem da criança está relacionada com seu dia-a-dia, pois os livros de história infantil, por exemplo, mostram apenas personagens brancos e isso influencia na construção da identidade da criança negra que nunca vê sua raça representada de forma positiva nos livros. Sobre isso diz Paré: “A criança negra brasileira, devido ao condicionamento sócio-cultural de um ideal de beleza e padrões culturais europeus introjetados pela colonização portuguesa, desenvolve a auto imagem e auto conceitos destorcidos e baixa auto-estima”.
Conseqüentemente ela será um adulto com problemas de identidade e de auto valorização.” (PARÉ, 2000, p. 110).
Refleti também sobre as dificuldades de aprendizagem de alguns alunos, elas podem estar relacionados com auto-estima e com a auto-imagem que eles têm se si mesmos.
Sendo assim a escola precisa de um novo olhar, além do tradicional, os educadores precisam refletir e estudar questões referentes ao pluralismo étnico-cultural e racial presentes em nossa sociedade e principalmente no nosso cotidiano escolar.
É necessário reconhecer que os alunos são diferentes, possuem culturas diferentes, ritmos de aprendizagem diferentes e repensar o currículo a partir dessa realidade.

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