sexta-feira, 8 de maio de 2009

Inclusão

Não é fácil mudar uma concepção de que aprendizagem acontece de forma igual e ao mesmo tempo para todos, mas é necessário.
Desde quando iniciei meu trabalho com crianças com necessidades educacionais especiais, achava que era necessário trabalhar com atividades diferenciadas com essas crianças, mas não sabia exatamente o que fazer e trabalhava de acordo com o que eu considerava importante. Hoje estou aprendendo a entender isso de outra forma, ou seja, não é através de atividades diferenciadas para essas crianças que devo trabalhar, mas proporcionar diversas atividades sobre determinado conteúdo para todas as crianças, assim elas terão a opção de escolher aquilo que conseguem realizar com mais segurança, pois certamente, se eu trabalhar apenas com a leitura de um texto sei que essas crianças não conseguirão realizar a atividade, mas se trabalhar além da leitura com desenhos, recorte e colagem, construção com sucatas entre outras atividades estarei proporcionando a participação de todas as crianças no processo de aprendizagem, cada uma dentro de suas limitações.
Mais uma vez volto a dizer que a mudança necessária na escola, entre outras, é o trabalho coletivo, o aluno com necessidades especiais, não é aluno apenas de um determinado professor, mas de toda a escola (professores, funcionários, alunos, equipe diretiva, pais), é necessário que todos estudem, façam reflexões, troquem experiências e construam juntos o processo de inclusão.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Muito interessante tua reflexão a respeito da inclusão. Realmente não basta apenas que uma pessoa esteja preparada para lidar com essas crianças.. o trabalho tem que ser feito conjuntamente até porque, como disseste, o aluno não é aluno apenas de um e sim da escola. Abraço, Anice.